5 coisas que você deve fazer durante o pós-operatório

Após uma cirurgia plástica, é necessário uma série de cuidados para que a sua recuperação possa ser satisfatória e traga os resultados esperados. Para que isso aconteça, é importante que sejam tomados alguns cuidados que irão contribuir para que o corpo possa se recuperar rapidamente até a total reabilitação.

Um dos fatores para que as recomendações médicas sejam feitas, reside no fato de a pessoa estar mais vulnerável, com a função imunológica mais baixa e propensa a desenvolver outros problemas. Um pós-operatório cuidadoso evitará infecções ou complicações e para te ajudar a se organizar nesse período, separamos 5 coisas que devem ser evitadas ou feitas para garantir excelentes resultados.

1) Invista em uma boa alimentação

É fundamental o paciente estar bem nutrido, pois a anemia e a falta de vitaminas e oligoelementos, como as vitaminas A, B, C, K e zinco, cobre, ferro podem atrapalhar a cicatrização e facilitar sangramentos. O ideal é que a pessoa invista em boa alimentação que inclua carne e verduras verdes escuras que ajudam como fonte de ferro.

2) Não fumar durante o período de recuperação

A nicotina é vasoconstritora, ou seja, piora a circulação.  Há um aumento nas chances de necrose (morte do tecido por falta de oxigênio) e problemas na cicatrização. Além disso, há um risco maior de a paciente desenvolver trombose durante o período de recuperação.

3) Evite o sol nos primeiros 45 dias

O sol pode aumentar o inchaço, facilitar o sangramento e manchar a região operada, nos casos em que houver alguma mancha roxa ou amarelada.

4) Aposte em drenagens linfáticas

Quando indicados, os procedimentos de drenagem linfática e ultrassom ajudam na recuperação. Cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia e lifting facial, em que há descolamento de pele tendem a ocasionar inchaço maior. Dessa forma, com a drenagem é possível atenuar esses problemas, que podem levar a nodulações, fibrose e irregularidades na região operada.

5) Evite exercícios que possam forçar a região operada

Voltar à rotina de exercícios é importante, porém somente após a liberação médica. Durante o pós-operatório, no entanto, evite fazer atividades que forcem a cicatriz, pois é importante dar o tempo necessário para que ela se fortaleça para que a mesma não alargue devido a tensão na região.