Abdominoplastia e Lipoaspiração: qual a diferença?

Cirurgia plástica pós bariatrica Dr pablo Huber

Ter a “barriga perfeita” é o desejo de muitas mulheres, porém conquistá-la apenas com exercícios físicos e uma dieta regrada torna-se um desafio para a maioria, fazendo dos procedimentos estéticos a solução para melhorar a aparência do abdômen. É neste momento que surge a primeira dúvida: qual procedimento é melhor? Abdominoplastia ou Lipoaspiração?

A lipoaspiração e a abdominoplastia são os dois procedimentos estéticos mais realizados no Brasil por terem o abdômen como objetivo. Mas, muita gente não tem conhecimento sobre a diferença entre os dois procedimentos, confundindo-os.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que retira parte da pele localizada abaixo do umbigo, com o objetivo de eliminar a flacidez e excesso de pele. A cicatriz, por sua vez, é maior e proporcional à quantidade de pele retirada, mas ficando escondida pela lingerie ou biquíni. Além disso, o procedimento também corrige o afastamento entre os músculos retos abdominais.

Já a lipoaspiração tem como objetivo eliminar a gordura localizada, a partir de uma pequena incisão, deixando cicatrizes pouco visíveis.

O procedimento mais indicado

A lipoaspiração é um procedimento mais indicado para pacientes jovens, que não passaram por gestações e não apresentam flacidez na pele, visto que a retirada de gordura é pontual e feita de forma concentrada em algumas partes do corpo. Já a abdominoplastia é indicada para pacientes que perderam muito peso ou passaram por gestações, ou seja, fatores que causaram a flacidez do abdômen.

Para realizar o procedimento e identificar qual a melhor solução para o problema, é importante realizar uma consulta com um cirurgião plástico com experiência. Somente ele é capaz de dar as devidas orientações para um pré-operatório satisfatório, bem como realizar todo o procedimento cirúrgico e pós-operatório.

É possível fazer as duas cirurgias juntas?

Apesar da diferença dos procedimentos, é sim possível realizar as duas cirurgias em conjunto, conhecida como Lipoabdominoplastia. Nesse caso, a lipoaspiração é realizada antes, retirando a gordura acumulada, seguido pela abdominoplastia. O resultado é um abdômen invejável.

Contudo, esse procedimento só é recomendado para casos em que o paciente possua tanto gordura localizada, quanto flacidez cutânea. Mas, independentemente da escolha – lipoaspiração, abdominoplastia ou ambas – é fundamental a escolha de um cirurgião plástico com experiência. O Dr. Pablo Huber realiza procedimentos estéticos há mais de 15 anos e pode te ajudar a escolher a melhor opção para o seu caso. Entre em contato e agende uma consulta!