O Que é Abdominoplastia e Como Ela Pode Auxiliar o Seu Processo Pós Emagrecimento

Abdominoplastia Pablo Huber

No país em que uma em cada cinco pessoas sofrem de obesidade, de acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, é de se esperar que programas de reeducação alimentar aliados a cirurgias plásticas como a Abdominoplastia sejam os assuntos em pauta. E não se trata apenas de um luxo que poucos podem pagar, mas, sim, à qualidade de vida do brasileiro.

Vale ressaltar que a obesidade é um dos principais precursores de doenças cardiovasculares e diabetes. O diagnóstico médico da doença passou de 5,5%, em 2016, para 8,9%, em 2016. Mas você pode se perguntar: o que a cirurgia plástica tem a ver com isso tudo? Em primeiro lugar porque nos casos de pacientes que fazem abdominoplastia, o procedimento não é considerado um tratamento à obesidade ou uma alternativa que substitui uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios.

Não existem milagres, mas complementos que irão auxiliar no seu processo de pós emagrecimento. Se até agora você achava que podia continuar com os mesmos hábitos e que seu cirurgião iria eliminar, aquelas gordurinhas indesejadas, sinto muito, mas o processo é bem diferente do que muitos pregam por aí.

 

Cirurgia plástica pós bariatrica Dr pablo Huber

O que é abdominoplastia, afinal?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que é realizada com objetivo de retirar o excesso de pele, gordura localizada e recuperar a firmeza muscular da região do abdômen. Como resultado, o paciente adquire uma barriga mais lisa e tonificada.  Como já falamos anteriormente, não existem milagres e a dedicação do paciente para manter os resultados cirúrgicos também é imprescindível.

Devido a questões corporais, as mulheres são as que mais optam por esse tipo de procedimento. Múltiplas gestações, fatores genéticos e perda substancial de peso são as principais causas.

Esse grupo de pacientes tem algumas características em comum e que levam a escolha da Abdominoplastia, sendo eles, o desenvolvimento de flacidez da pele, depósitos de gordura e estrias na região da barriga, além da diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais.

Abdominoplastia X Lipoaspiração

Não confunda Abdominoplastia com Lipoaspiração. Apesar de atuarem, em grande parte, na região abdominal, os procedimentos possuem objetivos e técnicas diferentes.

No caso da Lipoaspiração, o principal objetivo é a retirada de gordura localizada em regiões que acabam sofrendo deformações por ganhos e perdas de peso excessivas. Por mais que a barriga seja a principal queixa das mulheres, essa gordura pode estar localizada em outras partes do corpo. A flacidez e diástase não são tratadas neste caso, diferentemente da Abdominoplastia.

Porém, é possível associar os dois procedimentos resultando em uma melhora no contorno feminino. Há pacientes que também desejam retirar o excesso de gordura de regiões do estômago que permaneceram com gorduras mesmo após a abdominoplastia. Nesses casos, nossa indicação é associar a abdominoplastia à lipoaspiração, processo conhecido como Lipoabdominoplastia.

Como é feita a cirurgia

É importante ressaltar que nenhum procedimento é feito sem uma avaliação e estudo junto ao paciente. Antes de se submeter a uma cirurgia, o médico deve verificar as condições de saúde aliada às possibilidades que deixarão o corpo harmonioso e o mais natural possível.

De maneira geral, o cirurgião irá fazer uma incisão horizontal logo acima do púbis, com extensões laterais até em torno dos ossos do quadril, para descolar a pele da parte inferior do abdômen com o intuito de estica-la para baixo. Dessa forma, é possível remover o excesso de pele e gordura dentro da chamada “linha do biquíni”, local onde fica a cicatriz resultante da cirurgia.

A operação dura em média 4 horas, mas pode variar de acordo com o plano traçado pelo cirurgião para cada paciente. A anestesia é peridural com sedação e somente em casos específicos se faz necessário o uso de anestesia geral. No caso da abdominoplastia, o período de internação é de apenas um dia.

Vale sempre lembrar que a abdominoplastia é uma cirurgia como qualquer outra e exige profissionais experientes e capacitados, além de dedicação do paciente para alcançar os resultados desejados. Quer conhecer mais sobre a nossa clínica? Curta nosso Instagram e facebook e acompanhe as informações semanais que disponibilizamos por lá também!