Labioplastia Vaginal é indicada para problemas na região íntima

Labioplastia vaginala

A saúde da região íntima é muito importante, porém ela não está restrita aos exames de rotina ou ao aparecimento de alguma doença. Outro fator menos comentado, porém tão relevante quanto os outros pontos é a questão estética da vagina, que também pode vir a causar problemas a longo prazo se não forem tratados adequadamente.

O grande problema quanto a este assunto é a falta de informação, que leva muitas mulheres a sentirem desconforto e até mesmo vergonha da aparência de sua região íntima. Sabemos que não é tão simples quanto parece falar sobre o assunto e resolver o problema sem uma orientação correta, por isso neste artigo vamos explicar os problemas mais comuns e as possibilidades existentes para o problema dentro da cirurgia plástica, a qual chamamos de Labioplastia Vaginal e Ninfoplastia.

Como sei que tenho algum problema estético na região íntima?

De forma geral, há duas regiões que sofrem alterações estéticas na região íntima: os grandes lábios e pequenos lábios. No primeiro caso, a mulher tende a apresentar aumento ou excesso de pele e flacidez na região, o que resulta em desconforto com a aparência que a genitália assume. No segundo, há um aumento no tamanho da região que pode ocasionar constrangimento e até mesmo dor no ato sexual e dificuldade da higienização da região genital.

Há também os casos de mulheres que apresentam excesso de pele e deficiência de volume (deflação) da região. Nesses casos o excesso de pele pode ser retirado melhorando a flacidez e a falta de volume pode ser corrigido com enxerto de gordura na região.

Quais são os métodos cirúrgicos para solucionar os casos de alteração?

Nos casos em que a mulher percebe um aumento na região dos grandes lábios vaginais, a labioplastia vaginal é o procedimento mais indicado. Durante a cirurgia, o excesso de gordura na região é retirado e a flacidez corrigida para melhorar a aparência da região e deixar os grandes lábios mais túrgidos e lisos.

Para os casos em que há um aumento excessivo dos pequenos lábios, a ninfoplastia é o procedimento cirúrgico que visa devolver a forma e tamanho naturais da região. É importante que mesmo sendo necessário a redução, esta não seja feita de forma exagerada para não afetar os aspectos funcionais dos pequenos lábios. Reduções exageradas podem resultar no ressecamento da região, dificultando a lubrificação principalmente após a menopausa.