6 perguntas que você deve fazer antes de realizar uma cirurgia plástica

perguntas cirurgiao

São raros os casos em que uma pessoa não pode fazer uma cirurgia plástica, porém existem algumas perguntas que você deve fazer ao seu cirurgião antes da data marcada para a realização do seu procedimento. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta que além de pesquisar sobre o médico escolhido, existem alguns pontos que não podem passar em branco e que ajudam a garantir a sua segurança.

Fizemos um compilado dessas perguntas para que você possa anotar e levar para a próxima consulta. Existem orientações gerais que serão dadas neste post, porém você deve conversar e dialogar com seu médico sobre o que é melhor para o seu caso.

Em que local o médico fará a cirurgia plástica?

Saber o local onde será realizada a cirurgia plástica é de extrema importância para garantir a sua segurança. Como qualquer procedimento cirúrgico, pode haver complicações e o local precisa estar equipado e preparado para isso. Informe-se a respeito dos hospitais e clínicas onde seu médico é credenciado e verifique qual deles é melhor para o seu internamento.

Quais são os riscos envolvidos na cirurgia plástica?

Qualquer cirurgia, seja ela plástica ou não, possui certos riscos. Por isso, durante as consultas é importante que você pergunte quais são os riscos que o procedimento que você irá fazer apresenta. Algumas medidas podem ser tomadas para que os riscos sejam minimizados, dentre elas podemos citar:

  • Seguir à risca as recomendações médicas no pré e pós-operatório;
  • Realizar os exames clínicos necessários para averiguar as condições de saúde para a cirurgia.

Quais cuidados devem ser tomados no pré-operatório?

É muito importante se preparar para a cirurgia plástica, principalmente porque o que é feito no pré-operatório também tem influência direta no resultado a ser alcançado depois. Durante esse período, cuide da alimentação, pratique atividades físicas e verifique com seu médico se é necessário parar com alguma medicação ou há restrição para uso de complementos alimentares e vitamínicos.

Como será o pós-operatório?

Você precisa estar ciente do que irá acontecer com o seu corpo após a cirurgia. Então leve anotado nas consultas todas as dúvidas que possam existir sobre dores, inchaços, edemas, medicações que podem ou não serem tomadas no período, quantos dias são necessários ficar em repouso, quais os cuidados de higiene que precisam ser tomados, entre outras informações que você julgue serem importantes para alcançar o resultado esperado.

Preciso voltar ao consultório após a cirurgia?

Após a realização da cirurgia, algumas visitas ao consultório são indispensáveis. Nela, seu cirurgião plástico observará a evolução das cicatrizes e também fará a retirada dos pontos. Pergunte quantos dias depois você precisa marcar sua consulta e não falte.

As cicatrizes vão ficar aparentes? Preciso fazer algo em relação a elas?

Toda cirurgia plástica deixa algum tipo de cicatriz, mas na maioria das vezes ela se torna imperceptível com o passar do tempo. Converse com o seu médico sobre a localização das mesmas para o seu tipo de cirurgia plástica e quais serão as fases de cicatrização.

É bem provável que durante as consultas surjam outras dúvidas relacionadas ao tipo de procedimento que será realizado. Anote tudo e não deixe de perguntar ao seu cirurgião antes de entrar na sala de cirurgia.