AUMENTO DE PANTURRILHAS

INFORMAÇÕES GENÉRICAS

Indicado para pessoas que desejam um melhor contorno das panturrilhas.

As razões para colocar uma prótese de panturrilhas são muitas, tanto estéticas como reparadoras, mas o principal é a busca da autoestima. Algumas pessoas, mesmo praticando exercícios regularmente, não conseguem desenvolver essa musculatura como desejam, bem como há pessoas que geneticamente tendem a ter pernas finas, com deficiência de volume sobretudo nas porções mediais das panturrilhas. A prótese de panturrilha aumenta, dá firmeza e modela essa área das pernas, dando uma aparência natural. Outras indicações são para correções das deformidades adquiridas da região (como sequela de poliomielite e de acidentes) e congênitas (como doenças que apresentam atrofia dos músculos das pernas).

Os implantes podem ser inseridos abaixo da fáscia do músculo gastroctnêmio (músculo da panturrilha ou da “batata da perna”) ou entre os músculos gastrocnêmios e os músculos sóleos, através de uma incisão de 4 cm em um sulco natural da fossa poplítea (face posterior dos joelhos), sendo utilizada a videoendoscopia para realização da operação. O tamanho da prótese é escolhido com base nas medidas da paciente.

Anestesia

Normalmente é utilizada a peridural com sedação assistida. Em casos especiais, e a critério do cirurgião e anestesista, pode-se empregar anestesia geral. Há possibilidade de que a escolha seja feita pela paciente, todavia com prévia ponderação de sua conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica.

Operação

O tempo médio de duração da operação é de 90 minutos, podendo durar até 120 minutos, dependendo do caso.

Associação com Lipoaspiração e Lipoenxertia

A gordura localizada em áreas vizinhas, como faces internas dos joelhos e coxas poderá ser corrigida acrescentando-se um procedimento de Lipoaspiração. A gordura lipoaspirada, tanto das regiões vizinhas quanto de regiões distantes das pernas, após preparo específico e conforme indicação, poderá ser enxertada nas pernas, para um melhor contorno além do proporcionado pelos implantes de panturrilha isoladamente.

Posição e tipo das cicatrizes

A colocação do implante é feita através de uma incisão de aproximadamente 4 cm em um sulco natural da fossa poplítea (face posterior dos joelhos). A cicatriz geralmente fica muito pouco visível após 8 meses.

Implantes

Os implantes de panturrilhas são de disponíveis em 2 tipos, os simétricos, os quais são elipsóides ou os assimétricos ou anatômicos:

A escolha pelo tipo de implante será feita conforme o caso específico, no entanto na maioria dos casos preferimos os implantes anatômicos, os quais são mais espessos e volumosos na porção superior, se enquadrando melhor na anatomia das panturrilhas.

Período de internação

A paciente deverá ficar internada cerca de 12 a 24 horas.

Normalmente a operação é pouco dolorosa, sendo essas dores facilmente combatidas com analgésicos comuns.

Tamanho, consistência e forma

 Com a cirurgia, não só as pernas têm seu volume aumentado, como podem ser melhoradas a sua consistência e forma. O novo tamanho pode ser escolhido, já que se tem à escolha vários tamanhos de implantes de silicone, porém, é importante lembrar que esta escolha deve obedecer à norma de harmonia em relação, não só às pernas da paciente, quanto ao seu físico, como um todo. As medidas pré-operatórias, realizadas pelo cirurgião, são de fundamental importância na escolha do tamanho dos implantes.

Período de Recuperação

É variável de pessoa para pessoa, mas em média, gira em torno de 7 a 15 dias. A partir daí a paciente começa a ter condições para trabalhar, ainda que com restrições.

Uso de meias compressivas

O uso das meias compressivas, em caso de Aumento de Panturrilhas, é ininterrupto, já que tem como função moldar as pernas recém operadas. As meias têm por finalidade acolchoar a pele dolorida enquanto realiza leve compressão sobre a pele descolada. Deverão ser usadas por pelo menos 2 meses após a cirurgia.

Retirada dos pontos

Em média, do 7º ao 14º dia.

Banho completo

Geralmente após decorridos 2 dias, porém tomando-se cuidado para não molhar o curativo e com acompanhante.

Retorno às atividades esportivas

 Pacientes submetidas a Aumento de Panturrilhas podem retornar às atividades esportivas depois de decorridos 30 dias da operação, porém só estarão liberados para exercícios que forcem os membros inferiores ou músculos das pernas após 90 dias.