A Braquioplastia é uma operação realizada para eliminar a flacidez de pele nos braços. A flacidez nos braços não tem idade para aparecer. O músculo tríceps braquial pode ficar flácido devido ao sedentarismo e maus hábitos alimentares, bem como o fator genético, acentuando o problema. No entanto, o principal fator responsável pela flacidez braquial, é a perda acentuada de peso, seja por dietas ou por Cirurgia Bariátrica (operação para emagrecimento).
A flacidez nos braços é uma condição que incomoda muito as pessoas portadoras, levando inclusive a insegurança para uso de certas roupas que expõem os braços e para a resolução do problema pode ser realizada a operação de Braquioplastia.
Durante a operação, é realizada a retirada da pele e da gordura excedentes no local, através de incisão cirúrgica.
Anestesia
Geralmente emprega-se a anestesia geral, salvo em casos de Braquioplastias menores, onde pode ser empregada a anestesia local com sedação assistida. Há possibilidade de que a escolha seja feita pelo paciente, todavia com prévia ponderação de sua conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica
Operação
Dura em média 3 horas, podendo variar para mais ou menos dependendo do caso e da extensão.
Associação com Lipoaspiração
A gordura localizada em regiões do braço, adjacentes à área que será retirada na Braquioplastia, poderá também ser corrigida acrescentando-se um procedimento de Lipoaspiração, melhorando assim o resultado global. A associação com Lipoaspiração é a regra, ocorrendo na maioria dos casos.
Localização da cicatriz da operação
As cicatrizes podem localizar-se de 4 maneiras, dependendo do grau e localização da flacidez:
- Em pacientes com pouca flacidez de pele, a cicatriz localiza-se em uma prega dentro da axila, tornando-se pouco aparente. Procedimento também denominado Mini-Braquioplastia;
- Em pacientes com flacidez maior, porém limitada ao terço proximal do braço, além da cicatriz anteriormente citada, acrescenta-se cicatriz longitudinal na face medial do braço até a metade dele
;
- Em pacientes com flacidez intensa e global do braço, além da cicatriz axilar anteriormente citada, acrescenta-se cicatriz longitudinal na face medial do braço até o cotovelo;
- Em pacientes com flacidez intensa e global do braço, bem como flacidez associada da parede torácica lateral e superior, a cicatriz cruza o braço longitudinalmente, na face medial, do cotovelo à axila, cruzando-a e estendendo-se até a parede torácica lateral e superior.
Período de internação
O período normal de internação é de 1 dia.
Normalmente a operação é pouco dolorosa, sendo essas dores facilmente combatidas com analgésicos comuns.
Período de Recuperação
É variável de pessoa para pessoa, mas em média, gira em torno de 20 a 30 dias. A partir daí a paciente começa a ter condições para trabalhar, ainda que com restrições.
Uso de modelador
O uso do modelador, em caso de Braquioplastias, é ininterrupto, já que tem como função moldar o corpo recém esculpido, principalmente se for associada uma lipoaspiração. O modelador tem por finalidade acolchoar a pele dolorida enquanto realiza leve compressão sobre a pele descolada. Deverá ser usado por pelo menos 2 meses após a cirurgia.
Retirada dos pontos
Em média, do 7º ao 21º dia.
Banho completo
Geralmente depois de decorridos 2 ou 3 dias da cirurgia. Contudo, alguns casos poderão necessitar cuidados especiais sobre a área operada, sendo então recomendado evitar o umedecimento do local por 7 dias. Aconselhável acompanhante.
Retorno às atividades esportivas
Pacientes submetidos a Braquioplastia podem retornar às atividades esportivas depois de decorridos 20 dias da operação, porém só estarão liberados para exercícios que utilizem os membros superiores após 60 dias.