DERMOABRASÃO

A abrasão mecânica é um procedimento que visa trazer mais regularidade para a pele, tratando assim cicatrizes de acne ou varicela, outras cicatrizes, rugas etc.

Na operação é utilizada uma lixa diamantada de alta rotação, a qual passada sobre a superfície cutânea retirando a camada superficial da pele e melhorando a regularidade.

Uma das áreas mais tratadas pelo método são as rugas ao redor da boca ou rugas peri-orais, conhecidas como “código de barras”.

A abrasão poderá ser indicada para uma ou mais sessões, com intervalos que variam de caso a caso.

As cicatrizes de acne, principalmente em pessoas jovens, causam intenso prejuízo psicológico e social aos portadores, sendo passíveis de tratamento pela dermoabrasão. Existem vários subtipos destas cicatrizes em relação a sua profundidade, e conforme o caso a dermoabrasão poderá ser utilizada isoladamente ou em combinação com outras modalidades de tratamento, como a Radiofrequência Fracionada, microagulhamento, subcisão e excisão e sutura das cicatrizes.

Anestesia

Geralmente emprega-se a anestesia local com sedação assistida. Em casos selecionados pode ser utilizada a anestesia geral. Há possibilidade de que a escolha seja feita pelo paciente, todavia com prévia ponderação de sua conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica.

Operação

Dura em média 30 minutos, todavia, este tempo pode ser maior ou menor, variando em função da paciente e dos detalhes a serem corrigidos em cada caso.

Associação com outros procedimentos

É comum a dermoabrasão ser realizada conjuntamente com outras cirurgias como Ritidoplastia (cirurgia plástica de rejuvenescimento facial), Cervicoplastia, Blefaroplastia e Frontoplastia, bem como outros procedimentos complementares como preenchimento de rugas, radiofrequência fracionada e aplicação de toxina paralisadora de músculo.

Cicatrizes

Como a abrasão remove apenas a camada superficial da pele, não ocasiona cicatrizes. No início as áreas tratadas se apresentarão avermelhadas, tal aspecto durando em torno de 2 meses. Durante este período o paciente poderá usar base para disfarçar esta coloração.

Período de internação

O período normal de internação é de 6 a 12 horas (com anestesia local e sedação assistida). Em caso de ser necessária anestesia geral (o que é raro), este prazo pode alongar-se até 1 dia.

Normalmente a operação é pouco dolorosa, sendo essas dores facilmente combatidas com analgésicos comuns.

Período de Recuperação

É variável de pessoa para pessoa, mas em média, gira em torno de 7 dias. A partir daí o paciente começa a ter condições para trabalhar, ainda que com restrições.

Curativos

Na alta hospitalar haverá um curativo com gazes e pomada nas áreas tratadas, após decorridas 24 horas da cirurgia, as gazes podem ser retiradas, sendo que o paciente usará pomada nas áreas tratadas até estas estarem secas, o que ocorre entre 4 a 7 dias.

Retorno às atividades esportivas

Pacientes submetidos a Dermoabrasão podem retornar às atividades esportivas depois de ter havido a cicatrização das áreas tratadas, estando estas secas e sem secreção, porém devem observar restrição a exposição solar.

Exposição ao sol   

Evitar a exposição por um período de 6 a 8 meses, a fim de prevenir o aparecimento o de manchas.