LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA

Lipoaspiração é a técnica que consiste em retirar o excesso de gordura localizada através de um aparelho de sucção ou seringas. Por sua vez, a “lipoescultura” consiste em utilizar a própria gordura retirada para modelar partes do corpo ou preencher depressões.

A maioria das pessoas queixa-se de acúmulos anormais de gordura em certas partes do corpo, apresentando nítidas alterações morfológicas com efeitos antiestéticos, alterações essas associadas a fatores genéticos, idade, peso corporal e alterações de peso, sedentarismo e alimentação, entre outras. Tais pessoas claramente se beneficiam da aspiração localizada de tecido gorduroso nessas áreas.

É uma das técnicas mais utilizadas na cirurgia plástica atualmente, isolada ou em associação com outras cirurgias.

A gordura retirada pela lipoaspiração pode ser utilizada para preenchimento de irregularidades/depressões corporais e até mesmo para aumento dos glúteos (bumbum), sendo preparada e enxertada nesses locais.

Normalmente para ajudar na avaliação pré-operatória das áreas que necessitam intervenção fazemos fotografias dessas regiões. Elas nos permitem avaliar o contorno corporal com mais fidelidade. Irão nos ajudar também durante a intervenção, quando a paciente ficar deitada, na avaliação de diferenças e assimetrias.

Vibrolipoaspiração – Vibrolipo

Consiste na utilização de um aparelho vibratório de alta frequência para movimentar a cânula de aspiração de gordura, diminuindo o esforço do cirurgião durante o procedimento. Proporciona a retirada de quantidades maiores de gordura em menos tempo.

Lipoaspiração de Definição – Lipo HD

Inicialmente a Lipoaspiração surgiu como uma alternativa para retirada de depósitos indesejáveis de gordura na superfície corporal, no entanto proporcionava redução de volume sem refinamento de contorno nas áreas tratadas.

Com a evolução do método, passou a se dar enfoque especial na definição mais apurada do contorno corporal. No corpo humano esteticamente ideal, o contorno muscular com a transição marcada entre as regiões, realçando depressões, saliências e sombras naturais é visível e definido.

A Lipoaspiração de definição ou Lipo HD é um refinamento técnico, onde o cirurgião atua como um verdadeiro escultor corporal, realçando o contorno muscular existente abaixo da camada de gordura, com retirada de gordura em áreas onde tipicamente é escassa (espaços negativos) e Lipoenxertia (injeção de gordura) em áreas naturalmente mais volumosas, como os glúteos em mulheres e músculos peitorais em homens. As zonas de transição entre as regiões mais salientes e mais deprimidas também são realçadas.

Regiões Lipoaspiradas

Virtualmente, qualquer região com depósito anormal de gordura pode ser submetida a Lipoaspiração. As mais comuns são:

  • Abdômen e região pubiana (monte de vênus)

  • Dorso

  • Ao redor das mamas

  • Coxas

  • Braços

  • Panturrilhas

  • Papada – Submento

Regiões Lipoenxertadas

Qualquer região onde se deseje aumento de volume pode ser submetida a Lipoenxertia. As mais comuns são:

  • Glúteos – Gluteoplastia de Aumento
  • Mamas – para melhorar o contorno e espessura mamária após Mamoplastia de Aumento com implantes ou para aumentar as mamas sem implantes
  • Face – lábios, bigode chinês, linhas de marionete, região malar, bochechas, têmporas, linha da mandíbula, mento ou qualquer área com deficiência de volume
  • Mãos – restituição de volume no dorso
  • Região íntima – restituição de volume nos grandes lábios ou pube

Anestesia

Conforme o caso, a anestesia pode ser local, peridural ou geral. Como na maioria dos casos é de gordura localizada no tronco, a anestesia mais usada é peridural. Há possibilidade de que a escolha seja feita pela paciente, todavia com prévia ponderação de sua conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica.

Operação

Dependendo do número de áreas ou regiões a serem aspiradas teremos a duração da intervenção, em média de 1 a 2 horas, podendo chegar a 5 horas em Lipoaspirações extensas.

Cicatrizes

As cicatrizes são pequenas (cerca de 5 mm) e são colocadas nos lugares mais ocultos, dependendo das regiões aspiradas.

Período de internação

Em Lipoaspirações pequenas, com anestesia local e sedação assistida é de 6 a 12 horas. O período habitual de internação é de 1 dia quando se emprega a anestesia peridural ou geral.

A operação é pouco dolorosa. A sensação é de pele magoada por um traumatismo. Essa dor pode ser combatida com o uso de analgésicos comuns se for o caso. A sensação dolorosa que a paciente experimenta quando se movimenta costuma não existir em repouso.

Período de recuperação

É variável de pessoa para pessoa, mas em média, no caso de uma grande lipoaspiração, gira em torno de 10 dias. A partir daí a paciente começa a ter condições para trabalhar, ainda que com restrições.

Alimentação

A alimentação adequada é importantíssima para prover o restabelecimento do organismo e, para que isso se dê da melhor maneira, ele para vai precisar de calorias, sais minerais e proteínas. Portanto, nessa fase, esqueça os regimes.

Uso de cinta

O uso da cinta, em caso de lipoaspirações, é ininterrupto, já que tem como função moldar o corpo recém esculpido. Por favorecer a aderência da pele, nos primeiros 03 dias ela não deve ser retirada. A cinta é composta por uma camada de algodão que tem por finalidade acolchoar a pele dolorida enquanto realiza leve compressão sobre a pele da área operada.

Cuidado especial

As regiões que recebem enxerto de gordura merecem cuidado especial, não devendo haver pressão nesses locais para evitar a reabsorção da gordura enxertada. Via de regra esses enxertos se fazem nos glúteos, razão pela qual a paciente não deverá fazer massagens pós-operatória nas áreas enxertadas, evitando, assim a absorção da gordura. Deverá ser usada por pelo menos 2 meses após a cirurgia.

Retorno às atividades esportivas

Pacientes submetidas a Lipoaspiração podem retornar às atividades esportivas leves (caminhada e corrida leve) depois de decorridos 30 dias da operação. Após 60 dias podem retornar às atividades físicas habituais.