NINFOPLASTIA

Para algumas adolescentes e mulheres adultas, a hipertrofia dos pequenos lábios (pequenos lábios redundantes) ou assimetria desses, pode causar incômodos de ordem funcional, estética e psicossocial.

Mulheres com pequenos lábios aumentados podem queixar-se de irritação, inflamação, infecções urinárias de repetição, dor durante o ato sexual, dificuldade na prática de alguns esportes e prejuízo da higiene durante as menstruações, além de sofrerem constrangimentos de ordem psicológica em sua vida sexual ou ao vestirem roupas justas.

Em alguns casos, a pele que recobre o clitóris (capuz ou prepúcio do clitóris) também se apresenta redundante ou há também excesso de pele e flacidez nos grandes lábios, com ou sem excesso de gordura neles.

A cirurgia de Ninfoplastia consiste em retirar o excesso dos pequenos lábios, e se indicado, retirar também o excesso do capuz clitoriano e dos grandes lábios, com melhora do aspecto na região genital, além de poder proporcionar melhora física e psicológica.

Na consulta pré-operatória é realizada uma avaliação minuciosa da região genital da paciente, onde o cirurgião, com base nas queixas, irá determinar quais aspectos são passíveis de melhora, bem como a melhor técnica a ser empregada.

Adicionalmente, a região pubiana (monte de vênus) também pode ser melhorada, isoladamente ou em conjunto com a Ninfoplastia. Quando há excesso de volume se realiza a Lipoaspiração do pube e, em uma pequena parcela de mulheres com região pubiana plana ou apagada pode se optar por enxertar gordura na região. Já nos casos que o problema é flacidez ou excesso de pele, pode ser realizado o lift de pube, combinado ou não com uma Abdominoplastia.

Por fim, há também os casos de pacientes que apresentam grandes lábios com aspecto “vazio” ou “murcho”, com ou sem excesso de pele e flacidez. Nesta situação, é indicado o preenchimento dos grandes lábios (com gordura ou ácido hialurônico), com ou sem retirada de pele concomitante.

Anestesia

Geralmente emprega-se a anestesia local com sedação assistida. Em alguns casos em que se associam outras operações pode-se empregar a anestesia peridural ou geral. Há possibilidade de que a escolha seja feita pela paciente, todavia com prévia ponderação de sua conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica.

Operação

Dura em média 1 hora, todavia este tempo pode ser maior ou menor, variando em função da paciente e dos detalhes a serem corrigidos em cada caso.

Associação com Lipoaspiração e Lipoenxertia

A Lipoaspiração associada é indicada nos casos em que há excesso de gordura na região pubiana ou monte de vênus. Quando os pequenas lábios têm aspecto “vazio” ou “murcho”, a gordura retirada por Lipoaspiração, do pube ou outras áreas, pode ser utilizada para preenchimento dos grandes lábios, e em alguns casos do pube.

 Cicatrizes

A Ninfoplastia é realizada em uma região íntima em mucosas e pele fina, preferindo-se por incisões em pregas naturais, ficando assim, uma cicatriz, não visível externamente.

Período de internação

O período normal de internação é de 6 a 10 horas (com anestesia local e sedação assistida). Em caso de ser necessária anestesia peridural ou (o que é raro), este prazo pode alongar-se até 12 horas.

O pós-operatório é praticamente indolor, sendo que as dores, se houverem, serão facilmente combatidas com analgésicos comuns.

Período de Recuperação

É variável de pessoa para pessoa. Dependendo do tipo de atividade, apenas um dia de repouso será suficiente. Casos especiais poderão demandar cuidados relativos por 8 a 10 dias. Todavia não é necessário repouso absoluto.

Curativo

Nos casos em que é realizado apenas a Ninfoplastia não são necessários curativos. A paciente deverá no entanto ter cuidados intensivos com a higiene da região e usar pomada prescrita pelo cirurgião.

Retirada dos pontos 

Nos casos em que é realizado apenas a Ninfoplastia, não é necessário a retirada de pontos, visto que os pontos são absorvíveis e “caem” sozinhos.

Retorno às atividades esportivas

Pacientes submetidas a Ninfoplastia podem retornar às atividades esportivas depois de decorridos 20 dias da cirurgia, porém devem evitar esportes de contato ou atividades extenuantes por 60 dias.

Retorno à atividade sexual

Pacientes submetidas a Ninfoplastia podem retomar a atividade sexual de forma completa depois de decorridos 30 dias da cirurgia.