Saiba mais sobre a Lipoaspiração e Vibrolipoaspiração

lipoaspiração e vibrolipoaspiraçao Dr Pablo Huber

Uma das maiores insatisfações das pessoas com seu corpo está na região do abdômen que acumulou gordura e apresenta tamanho e formato incômodos. A Lipoaspiração é uma cirurgia plástica muito procurada para fazer a retirada do excesso dessa gordura, a fim de garantir um contorno mais enxuto e definido para o corpo.

Além do abdômen, é possível fazer lipoaspiração em outras regiões, como: coxas, cintura pescoço, braços, culotes, entre outras. Esse procedimento pode ser realizado de forma isolada ou aliado a outras cirurgias, como abdominoplastia, por exemplo.

 

lipoaspiração e vibrolipoaspiraçao Dr Pablo Huber

A cirurgia

Primeiramente é necessário deixar claro que a Lipoaspiração não deve ser uma substituta do emagrecimento natural e nem um tratamento para obesidade, levando em conta que é possível retirar gordura de áreas delimitadas e em volume limitado. O volume a ser aspirado não poderá ultrapassar 7% do peso corporal e nem 40% da área corporal.

A anestesia será feita de acordo com a região que será realizada o procedimento, podendo ser local, peridural ou geral. Na área que receberá a Lipoaspiração, o cirurgião fará a introdução de uma solução estéril para reduzir o sangramento e o trauma, após isso serão feitas pequenas incisões na pele para a introdução das cânulas até o tecido adiposo. As cânulas são tubos finos e ocos, que soltarão a gordura num movimento controlado de vai e vem. Essa gordura deslocada é aspirada para fora do corpo através de um aspirador cirúrgico ou uma seringa ligada à cânula.

O tempo de cirurgia varia de acordo com a extensão da área aspirada, podendo levar de três a quatro horas. As cicatrizes são de 5mm, quase imperceptíveis. O período de internação para lipoaspirações pequenas, com anestesia local e sedação assistida é de 6 a 12 horas. Nos casos de anestesia peridural ou geral, a internação é maior, 12 a 24 horas.

É possível reutilizar essa gordura para modelar ou preencher depressões em várias partes do corpo. O procedimento se chama Lipoescultura e é muito utilizado principalmente por mulheres que desejam aumentar o bumbum. A gordura retirada do abdômen, por exemplo, será preparada e poderá ser enxertada em várias regiões.

Vibrolipoaspiração

Essa técnica traz a introdução de mecanismos vibratórios às cânulas usadas para a Lipoaspiração, por isso o nome Vibrolipoaspiração. A vibração da cânula faz com que ao penetrar no tecido gorduroso, esse sofra menos trauma, bem como um menor sangramento, menos dor pós-operatória para a paciente, bem como uma recuperação mais rápida.

A técnica é mais moderna e não exige que o cirurgião faça força e movimentos bruscos de vai e vem como na Lipoaspiração comum, basta direcionar o aparelho vibratório que ele faz todo o serviço.

A Vibrolipoaspiração facilita o trabalho do cirurgião, por isso a técnica tem sido cada vez mais usada, fazendo com que muitos profissionais optem por ela em decorrência da segurança que oferece para o cirurgião e a paciente. Questões como a diminuição no tempo cirúrgico, dor durante a recuperação e diminuição de inchaço e manchas roxas, foram observadas em pacientes que fizeram a Vibrolipoaspiração.

Pós-operatório

Até o 30º dia é comum que a área que passou pela cirurgia apresente equimoses (manchas roxas) e edema bastante acentuado. Do 30º dia até o sexto mês o inchaço começará a desaparecer e a paciente ja começa a ver o contorno do corpo.

A dor na recuperação é pouca e pode ser tratada com analgésicos comuns. Nos casos de Lipoaspiração aliada com outros procedimentos, é possível que as dores sejam maiores, mas também facilmente controladas.

O período de repouso em casa é variável, podendo ser de até 10 dias para grandes lipoaspirações, permitindo que a paciente volte a trabalhar, mas com algumas restrições. Quanto ao retorno às atividades esportivas leves, como caminhadas e corridas, são permitidas após 30 dias, sendo liberadas as atividades físicas habituais após 60 dias.

Dúvidas frequentes

Alimentação

Na fase pós-operatória não deve ser feito nenhum tipo de regime e sim uma alimentação adequada para prover o restabelecimento do organismo. Calorias, sais minerais e proteínas são muito importantes para a recuperação da paciente.

Ganho de peso

É necessário seguir todas as recomendações do cirurgião para que os resultados obtidos com a Lipoaspiração sejam mantidos. O peso é uma grande questão, pois se não for mantido através de estilo de vida saudável aliado a uma boa alimentação, engordar poderá fazer com que os resultados da cirurgia sejam revertidos.

Custo

Não há um valor fixo, pois ele dependerá da experiência do cirurgião plástico, estrutura que a clínica oferece, materiais a serem usados, tipo de procedimento, etc. O valor a ser investido inclui: honorários do cirurgião, gastos com o centro cirúrgico, honorários do anestesista, medicamentos, cintas pós-operatórias e exames.

Para tirar suas dúvidas ou agendar uma avaliação ligue s (41) 3095-2791 | Whatsapp (41) 9186-2791.